Camarão Bacalhau Carne de Siri Centola Kani Lagosta Lula Mexilhão Peixes de Agua Salgada Polvo Salmão

Um Alimento Para Todas as Fases da Vida

19MARÇO2015-HEROI-OU-EXEMPLO3Oconsumo de peixe deve ser adotado desde a infância, para conferir à criança disposição e proteger do risco de anemia; e acompanhar as pessoas até a terceira idade, por diminuir o risco de demência e mal de Alzheimer. Assim, de acordo com a nutricionista Ingrid Maia, o consumo de peixes deve ser um hábito adotado por todos, já que o alimento é proteico com um aporte de gorduras saudáveis ao organismo, dentre elas as da família n-3, também conhecidas como Ômega-3, presentes em peixes como salmão, sardinha, atum e anchova. “Essas gorduras reduzem o risco de doenças cardíacas e de arteroesclerose (endurecimento das artérias), além de diminuir o aparecimento de enfermidades de origem inflamatória em geral e ter influência benéfica em relação a várias outras”, afirma.

Escolha e Preparo
De fato, não faltam predicados a essa carne tão macia e nutritiva. Mas, para se ter certeza de que está realmente adquirindo um produto de boa qualidade, deve-se prestar atenção em alguns fatores. Inicialmente, é importante observar a conservação do alimento, sempre no gelo e protegido do sol. A cor deve ser branca ou rosada. Do mesmo modo, a textura de sua pele deve resistir à pressão dos dedos. Os olhos também são focos de atenção, e precisam ser brilhantes e transparentes. Após a compra, o alimento pode ser mantido em geladeira ou congelador.

O limão é um ótimo condimento para o peixe. Junto ao sal, faz uma parceria básica, mas eficiente para temperar e deixar a carne mais tenra. Serve ainda para remover seu odor. Só não esqueça de lavar bem as mãos após manuseá-lo, pois pode causar queimaduras e deixar manchas.

Para cozinhar ou ensopar o peixe, é possível retirá-lo direto do congelador para a panela. Em outros casos, deixe-o descongelando na geladeira. Mas nada de colocá-lo em água corrente para acelerar o processo, pois a carne pode estragar. E lembre-se: depois de descongelado precisa ser consumido em seguida, evitando o risco de desgaste e contaminação. Nada de guardar de volta no freezer. Descongelou, tem que consumir!

A nutricionista Ana Cristina Teixeira indica dourado, linguado, robalo, pescada, garoupa, badejo, manjuba e vermelho, entre outros, por serem peixes magros. Ela afirma que, para manter uma dieta saudável, o consumo de peixes deve ser feito duas vezes por semana, e sempre grelhados ou assados. “Quando fritos, os peixes perdem sua função nutricional e aumentam muito seu valor calórico, prejudicando a digestão”, complementa.

(Fonte: http://msn.bolsademulher.com, ago. 2009)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *