Camarão Bacalhau Carne de Siri Centola Kani Lula Mexilhão Peixes de agua Doce Peixes de Agua Salgada Polvo Produtos Nobres

Receitas

Açorda de Bacalhau à Alentejana

• Ingredientes:
(Para 2 pessoas)
500 gramas de bacalhau
1 pão de trigo duro
2 dentes de alho
Azeite
Sal
• Modo de preparar:
Colocar, numa caçarola de ir ao fogo, um pouco de azeite com alhos e sal, e refogar. Assim que os alhos estão estalados, acrescentar com um pouco de água, e colocar o bacalhau cozido, às lascas, para refogar. Colocar numa terrina bocados de pão de trigo e cobrir com o bacalhau e o molho que saem do forno, servindo em seguida. Querendo, podem juntar coentros.

Atum à Genovesa

4 fatias de atum fresco (1 quilo)
4 filés de anchova em conserva, lavados, escorridos e picados
4 colheres de (sopa) de suco de limão
1 e ½ colheres de (chá) de sal
¼ colher de (chá) de pimenta-do-reino
30 gramas de cogumelo seco (funghi secchi)
1 xícara de água (240 ml)
6 colheres de (sopa) de farinha de trigo
2 colheres de (sopa) de azeite de oliva
2 colheres de (sopa) de óleo
2 colheres de (chá) de alho picado
4 colheres de (sopa) de salsinha picada
2 xícaras de vinho branco seco (480 ml)

• Modo de preparar:
Numa tigela média, temperar o atum com o suco de limão, o sal e a pimenta do reino, cobrir com filme plástico e reserve na geladeira por cerca de 1 hora. Coloque o cogumelo numa peneira e lavar bem em água corrente para retire os resíduos de terra. Escorra. Transferir para uma panela pequena, cobrir com a água, leve ao fogo alto e deixe ferver até ficar macio (cerca de 10 minutos). Retire com uma escumadeira, corte em pedacinhos e reserve. Também reserve a água do cozimento. Passar o atum levemente na farinha de trigo. Reservar. Em uma frigideira média, em fogo alto, aquecer o azeite de oliva com o óleo. Junte o atum reservado e deixe dourar ligeiramente de ambos os lados (aproximadamente 2 minutos de cada lado). Transferir para uma travessa e reserve. Acrescente à frigideira o alho, a anchova e a salsinha e refogar, mexendo com 1 colher de pau, por aproximadamente 1 minuto. Voltar o atum à frigideira e aquecer por aproximadamente 1 minuto de cada lado. Regue com o vinho, tampar e cozinhar em fogo baixo por aproximadamente 4 minutos, virando as fatias de atum de vez em quando. Adicionar o cogumelo e 2 colheres de (sopa) da água do cozimento reservada e refogar até o atum ficar macio (cerca de 10 minutos). Transferir para uma travessa e servir a seguir.

Bobó de Siri

• Ingredientes
:
500 gramas de carne de siri
300 gramas de tomates sem pele e sementes
2 colheres de (sopa) de extrato de tomate
1 cebola grande picada
2 dentes de alho amassados
4 colheres de (sopa) de azeite
Sal e pimenta-do-reino a gosto
500 gramas de aipim
1 xícara de (chá) de leite
1 vidro de leite de coco

• Modo de preparar
:
Coloque o aipim em uma panela com tampa com um pouco de água e leve para cozinhar. Bater o aipim cozido com o leite de coco no liquidificador. Em uma panela coloque a cebola, o alho e o azeite e leve ao fogo até dourar. acrescente os tomates picados, o extrato de tomate, o sal e a pimenta. Tampe e deixe cozinhar. Junte a carne de siri e o purê de aipim, misture bem e deixe cozinhar mais um pouco.

Lagosta grelhada

• Ingredientes
:
(Para 1 pessoa)
1 lagosta pequena
pimenta-do-reino
vinho branco seco
Salsa
Sal

• Modo de preparar:
Partir a lagosta ao meio, limpar, lavar bem, enxugar, temperar com sal, pimenta e borrifar as duas metades com o vinho branco. Colocar numa grelha, com a parte da carne virada para o calor. Quando a carapaça estiver vermelha e a carne branca, bem grelhada (o que leva cerca de 15 minutos), está pronta. Colocar num prato enfeitado com galhos de salsa e servir imediatamente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *