Camarão Bacalhau Carne de Siri Centola Kani Lagosta Lula Mexilhão Peixes de agua Doce Polvo Produtos Nobres

Expresso Oriente

sashimi1Como falar de peixe e não falar de sushis e sashimis? A cozinha japonesa já faz parte também dos hábitos alimentares ocidentais. Para acabar de vez com as dúvidas, sushi é um arroz misturado com vários ingredientes frescos, geralmente frutas, peixes ou frutos do mar. Já o sashimi é o próprio corte do alimento cru, servido com molho.

Mas, como surgiram essas inusitadas combinações? Bem, o fato de o Japão ser um arquipélago com geografia montanhosa não facilita a agricultura ou a pecuária. Assim, a alimentação do povo deriva principalmente de pescados, já que são de fácil acesso. O arroz é obtido devido ao fato de se desenvolver bem em áreas pequenas. Portanto, nada mais lógico do que juntar os dois, incluindo também algas e frutas, muito empregadas nas receitas orientais.

Outra curiosidade é o fato de que antigamente, para ser transportado, o peixe era conservado em arroz cozido, já que este libera ácido acético e láctico, que servem para garantir a qualidade da pesca por mais tempo.

No entanto, não são só os japoneses que valorizam tanto a alimentação natural. De acordo com a nutricionista Ingrid Maia, os chineses também adotam o peixe como fonte essencial de nutrição. “Segundo a dietética chinesa, peixes em geral tonificam o Qi, um tipo de energia presente no corpo todo, e, da mesma forma, ajudam a Energia do Pi, relacionada a baço e pâncreas”, finaliza a nutricionista.

(Fonte: http://msn.bolsademulher.com, ago. 2009)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *